A Família no Amor-Exigentinho

O princípio norteador do mês de janeiro, no Amor-Exigentinho Fátima e  Sede, foi “Raizes Culturais”. O foco dass atividade foi a Família, onde dois princípios básicos foram trabalhados: “os problemas das famílias têm raízes na estruturação atual da sociedade” e “os problemas das crianças têm raízes na estruturação atual da sociedade”.

O AE é baseado em 12 princípios básicos, abordados mensalmente durante o ano. O princípio deste mês foi a fonte da reflexão acerca das nossas origens familiares e sociais e dos valores agregados a elas. Ele caracteriza-se por ser identificador, já que todos nós construímos a nossa identidade a partir dos exemplos, valores e das visões-de-mundo que fazem parte da nossa família e da comunidade em que vivemos.

O objetivo da atividade, trabalhando o tema “Raízes Culturais: Família”, era o de incentivar as crianças a organizar suas emoções na construção de seus sentimentos de sua história e identidade.

Muitas atividades foram realizadas com as crianças para que elas se enturmassem com o tema, e assim aprendessem junto com ele. Vídeos e histórias foram transmitidos a elas.  Além de diversas outras atividades práticas, relacionadas ao tema. A confecção de um cartaz onde elas mostravam de acordo com a sua visão os diversos tipos de família, por exemplo, desenvolve nas crianças a capacidade de observação, de compreensão das diferenças sociais entre grupos sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s