Atividades dos Projetos – Setembro

No mês de setembro, os cinco projetos da ONG Infância-Ação realizaram atividades normalmente. O Saúde em Ação, no seu segundo mês de atividade, atendeu uma média de 22 alunos por encontro e realizou atividades de charadas, para que as crianças adivinhassem de qual fruta se tratava. Os pequenos também montaram e degustaram, nesse mês, sanduíches naturais em formas de rostos e bichinhos.

SA-1

SA-2

Na Turma do Chiquinho, em um dos encontros, houve atividade do dia da Pátria, onde, após retornarem do horário Cívico, uma das voluntárias falou sobre a independência do Brasil. Em seguida foram distribuídas partes da bandeira do Brasil para as crianças colorirem e depois montar. Após isso os voluntários questionaram  sobre o significado das cores com as quais pintaram a bandeira.

No Projeto Fazendo Rir, não houve encontro na primeira semana de setembro, por falta de voluntários. Mas durantes os outros sábados do mês as atividades aconteceram normalmente, com as crianças participando de jogos na brinquedoteca ou nos leitos, de acordo com a necessidade. Como atividade do dia do Gaúcho, as crianças pintaram desenhos relacionados a data e fizeram colagens. Ao final, foram distribuídas folhas com 5 lendas do sul, para os acompanhantes e as crianças lerem.

Iniciou, no Clubinho de Línguas, a campanha Volta ao Mundo, onde voluntários que realizaram intercambio dividem suas experiências com as crianças. Também fizeram atividades em grupo, onde cada turma foi dividida em cinco grupos, sendo que cada grupo correspondia a um país, com sua respectiva produção agrícola, as crianças, então, deveriam comprar esses produtos dos voluntários e, para isso, respondiam questões em inglês, de revisão do conteúdo já ensinado.

 CL

No AE Sede, novas crianças passaram a frequentar o projeto. Entre as atividade desenvolvidas houve uma dança das cadeiras que foi adaptada com algumas perguntas para conhecer melhor os participantes.  Como o princípio do mês foi “Grupo de Apoio” trabalhou-se o livro “Gosto de ser como sou “, de Cristine Adams e Robert J. Butch que tem como tema principal autoestima.  Pela passagem do dia do soldado, foram distribuídas para cada criança uma revistinha sobre o dia do soldado – “Recrutinha” onde há várias atividades que falam sobre o soldado e sua importância para a sociedade.  Nesse mês também teve aula de dança com a voluntária Joanna. Em um dos encontros também foram feitos barcos de papel (dobraduras em folhas de ofício), onde todos pensavam em seus medos e colocavam no barco para que fossem “embora”.

Por fim, no AE Fátima as crianças pintaram máscaras de formiguinhas e depois foi contada a historia das formiguinhas, e no final eles teriam que ser as formigas e fazer tarefas par ajudar na festa surpresa da mamãe formiga. Cada dupla tinha uma tarefa, arrumar a mesa da festa, encher os balões e fazer um presente para a mamãe formiga. Relacionado com o princípio “Grupo de Apoio”, as crianças viram um vídeo onde as formigas se unem para conseguir vencer obstáculos. No dia do gaúcho, também teve atividade especial, as crianças preencheram um livrinho feito por um dos voluntários, que traz traços da tradição gaúcha.

AEf-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s