Minha paixão pelo Fazendo Rir

Confira o depoimento de uma voluntária do projeto Fazendo Rir, que inicia uma série de relatos de quem sente na pele a emoção de ser voluntário:

Eu sou Caroline Escobar, coordenadora de eventos do núcleo de acompanhamento e com a troca de núcleos* sou membro do Núcleo de Comunicação. Por essa razão resolvi
escrever um pouco diferente, de uma maneira mais informal para tentar transmitir a vocês a minha experiência como voluntária no projeto Fazendo Rir.

O Fazendo Rir é um projeto incrível, que nos proporciona uma experiência de vida única. É muito diferente analisar uma situação adversa na nossa zona de conforto e analisar depois que se tem o contato com ela.

Preciso dizer que o Fazendo Rir mudou totalmente a minha concepção de ver as coisas. Aprendi a dar valor a minha saúde, a minha família, aos meus amigos de uma maneira muito mais intensa. Confesso que na primeira vez que visitei o projeto me senti muito mal por toda a situação: fiquei muito sensibilizada, com crianças tão pequenas passando por tanto sofrimento e com um sorrisão no roso, uma alegria de viver, uma persistência de vencer. Uma coisa que às vezes, nós, que temos “tudo” não possuímos. Mas isso não me fez desistir, pelo contrário, era o que me motivava a voltar no projeto, sabia que pelo menos por duas horas eu era parte daquele sorriso lindo, uma atitude que para mim não era nada e para eles era muito.

O Fazendo Rir ajudou muito na minha vida: a ter persistência, a ter coragem e a ter fé. Toda vez que eu me sinto cansada e até meio depressiva eu lembro a força daquelas crianças e me motivo também. Porque se elas conseguem passar por tudo que passam e sorrir, eu também posso.

E é por isso que eu afirmo que não há nada melhor que ser voluntário, que fazer o bem a
alguém nem que seja por pouco tempo, o importante é ajudar. E como isso nos faz bem, é um sentimento recíproco, pois eles nos dão tudo de melhor e nós fazemos o mesmo por eles e isso é gratificante.

Caroline Escobar

* A troca de Núcleos ocorreu durante duas semanas entre os membros administrativos da ONG, com o objetivo de integração e conhecimento das funções dos demais membros e núcleos.

Deixe um comentário

