Processo Seletivo 2012

Equipe da ONG que trabalhou unida para o sucesso do evento. Ocorreu sábado, dia 31 de março, no auditório do Colégio Marista Santa Maria, a primeira fase do processo seletivo 2012 da ONG Infância-Ação. Cerca de 74 futuros voluntários se fizeram presentes na palestra de apresentação, que tinha por objetivo esclarecer o funcionamento da ONG através de apresentações da estrutura da organização e dos projetos desenvolvidos pela mesma. De início, os participantes assistiram a um vídeo feito pela Renata Albernard, ex-membro da ONG. Logo após a apresentação do vídeo, a Presidente Mariana Gaida e a Vice Charline Colling iniciaram a palestra apresentando a estrutura da ONG e esclarecendo como funciona nosso trabalho. Em seguida, os diretores dos 5 núcleos fizeram uma breve apresentação de como funciona cada núcleo e as principais funções desenvolvidas neles.  Encerradas as apresentações dos diretores, os participantes tiveram um momento de descontração no coffee-break , em que alguns dos futuros voluntários e membros efetivos deram seu depoimento sobre expectativas futuras na ONG.

Ingrid, acadêmica do 5 semestre de direito relata que conheceu a ONG por intermédio de um amigo, e que estava interessada em conhecer mais sobre a organização, e por conta disso se inscreveu para o processo seletivo. Ela espera ganhar aprendizado integrando a ONG.

 Já a acadêmica do 2 semestre de direito, Adriana, nos contou que ficou sabendo do processo seletivo através das redes sociais, por conta dos vários compartilhamentos no facebook. Ao ver a divulgação, ela acessou o blog para obter maiores informações e se interessou pelo trabalho desenvolvido, o que a motivou a participar do processo seletivo.

Para Amanda, acadêmica do 1 semestre de Relações Públicas, o fato de já ter feito trabalho voluntário antes só fez aumentar sua vontade de participar da ONG, que ficou conhecendo por conta de alguns veteranos da faculdade que já integravam a organização, e ao buscar maiores informações gostou do trabalho desenvolvido.

Quando questionada sobre as expectativas para o processo seletivo, a presidente Mariana Gaida respondeu: “Queremos selecionar pessoas que queiram transformar a cidade através do trabalho voluntário. Através do trabalho dos membros atuais a ONG cresceu tanto em representação quanto em retenção de membros. Hoje a ONG além de ser conhecida é também procurada por voluntários e parceiros”.

Já a diretora do Núcleo de Recursos Humanos e também integrante da comissão do processo seletivo, Camila Rodrigues, comentou: “A organização não é feita só por uma pessoa, envolve muita gente, muita correria e muita organização, mas com a dedicação de todos tudo dá certo. Houve alguns obstáculos, mas tudo serviu como aprendizado. Espero que possamos captar pessoas comprometidas e que queiram se desenvolver dentro da ONG e contribuir para o desenvolvimento da organização como um todo.”

Giovani, estudante de Engenharia Florestal, comentou que ficou sabendo do processo seletivo por intermédio de uma amiga que já integrava a ONG, e disse que queria participar para conhecer melhor o trabalho desenvolvido, além do fato de querer se tornar voluntário efetivo e colaborador.

Após o coffee-break, foram apresentados aos futuros voluntários os projetos desenvolvidos pela ONG, em que os membros mostraram imagens e puderam esclarecer o funcionamento de cada projeto. Ao final da apresentação, a voluntária do Fazendo Rir, Júlia Bohrer, deu um depoimento de como é trabalhar no projeto e explicou um pouco das atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças no local.

Passadas as sessões de apresentação, houve uma dinâmica de apresentação, em que cada candidato recebeu um papel onde deveria escrever uma palavra que o definisse. Posteriormente, cada um deveria justificar o porquê da escolha da palavra e colar o respectivo papel em um cartaz, formando, ao final, o símbolo da ONG. Com criatividade e bom-humor, os futuros candidatos cumpriram sua função e encerraram a tarde de atividades assistindo a um vídeo sobre a ONG Infância-Ação.

A primeira etapa do processo seletivo foi um sucesso, e agradecemos a cada um que se fez presente na tarde de sábado para saber um pouco mais desse universo maravilhoso que é o voluntariado.

As dinâmicas e entrevistas ocorrerão durante essa semana e a próxima, e a equipe da ONG Infância-Ação deseja boa sorte à todos, esperamos vocês nessa caminhada para uma infância mais feliz.

Dê asas à solidariedade e vista a camisa da ONG Infância-Ação!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s