A infância é a mais importante e delicada fase do ser humano, pois é nela que o caráter e a personalidade se estruturam, sua inteligência se desenvolve, e cabe à família e a sociedade a garantia da autonomia e qualidade de vida, esse movimento de estímulo-resposta é determinante para seu desenvolvimento intelectual, social e individual, pois esses pequenos cidadãos precisam desde a primeira infância, aprender a viver em sociedade, em coletividade, mas também devem reconhecer suas potencialidades.
A educação não é responsabilidade apenas da escola, como já foi citado à cima, mas familiar, social, cultural e também política, como disse a coordenadora-geral da ONG Todos Pela Educação, Andrea Bergamaschi, “o trabalho em cada país deve ir além do Ensino.
O raciocínio é de que a aprendizagem também depende muito do que acontece fora da escola. Para que possamos alcançar a qualidade da Educação, dependemos de políticas de saúde, segurança pública e combate à pobreza”. Considerando que faltam investimentos na área da educação para a melhoria da qualidade da educação na primeira infância, pois é vital a preocupação com a Educação desde os primeiros anos escolares.
É nesse ponto que entra o trabalho, em conjunto, das famílias, escolas, sociedade, e também as ONG’s, que “abraçaram” um papel de extrema importância na construção de uma educação eficiente, com projetos educacionais estruturados, com voluntários capacitados e engajados em melhorar a aprendizagem, o desenvolvimento intelectual e social das crianças, em conjunto com o trabalho escolar, motivando os alunos com práticas inovadoras, mobilizando a sociedade, colaborando para a formação de cidadãos.
Manoel Renato Telles Badke
Médico Veterinário
Professor da Universidade Federal de Santa Maria