Sobre a Infância e as ONGs

A infância é a mais importante e delicada fase do ser humano, pois é nela que o caráter e a personalidade se estruturam, sua inteligência se desenvolve, e cabe à família e a sociedade a garantia da autonomia e qualidade de vida, esse movimento de estímulo-resposta é determinante para seu desenvolvimento intelectual, social e individual, pois esses pequenos cidadãos precisam desde a primeira infância, aprender a viver em sociedade, em coletividade, mas também devem reconhecer suas potencialidades.

A educação não é responsabilidade apenas da escola, como já foi citado à cima, mas familiar, social, cultural e também política, como disse a coordenadora-geral da ONG Todos Pela Educação, Andrea Bergamaschi, “o trabalho em cada país deve ir além do Ensino.

O raciocínio é de que a aprendizagem também depende muito do que acontece fora da escola. Para que possamos alcançar a qualidade da Educação, dependemos de políticas de saúde, segurança pública e combate à pobreza”. Considerando que faltam investimentos na área da educação para a melhoria da qualidade da educação na primeira infância, pois é vital a preocupação com a Educação desde os primeiros anos escolares.

É nesse ponto que entra o trabalho, em conjunto, das famílias, escolas, sociedade, e também as ONG’s, que “abraçaram” um papel de extrema importância na construção de uma educação eficiente, com projetos educacionais estruturados, com voluntários capacitados e engajados em melhorar a aprendizagem, o desenvolvimento intelectual e social das crianças, em conjunto com o trabalho escolar, motivando os alunos com práticas inovadoras, mobilizando a sociedade, colaborando para a formação de cidadãos.

 Manoel Renato Telles Badke
Médico Veterinário
Professor da Universidade Federal de Santa Maria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s